Mudanças no PIX em 1/11/2024 e os Benefícios para o seu Dia-a-Dia
Na semana passada (1/11/2024) o Banco Central anunciou algumas mudanças no PIX e a R3izzy comenta essas alterações aqui:
- Necessidade de Cadastro de Novos Aparelhos;
- Obrigatoriedade de Oferecimento de PIX Recorrente pelos Bancos.
O texto destas mudanças no PIX pode parecer confuso, mas nossos usuários saberão como se adaptar e aproveitar os benefícios das alterações. Essa é a Dica Útil 😊.
Necessidade de Cadastro de Novos Aparelhos
Essa é uma mudança que veio para aumentar a segurança nas transações com PIX. Se você já utiliza algum dispositivo (computador ou celular) para realizar PIX no seu banco, nada mudará.
A exigência de cadastro vale apenas caso você tenha adquirido ou deseja utilizar um novo dispositivo que ainda não tenha feito algum PIX. Para isso, você precisará registrá-lo no aplicativo do seu banco para realizar transferências individuais no valor acima de R$ 200,00. O limite diário também foi fixado em R$ 1.000,00, neste caso.
Para cadastrar seu celular ou computador, basta você entrar no aplicativo do seu banco e seguir as instruções fornecidas pela própria instituição.
Obrigatoriedade de Oferecimento de PIX Recorrente pelos Bancos
Além disso, a outra mudança é que seu banco está obrigado a disponibilizar uma ferramenta de pagamentos por PIX automáticos mensais do mesmo valor e data. Você poderá programar os seus pagamentos de fornecedores para serem feitos automaticamente na data certa todo mês.
Isso significa menos preocupação em lembrar dessas transferências e mais segurança de que todas as contas estarão em dia.
Esta mudança também poderá ser utilizada, por exemplo, pelo seu paciente. Ferramenta ideal para o profissional que cobra consultas recorrentes.
Mas para pagamentos recorrentes, lembre-se de verificar:
🔑 Chave PIX cadastrada;
📝 Dados da pessoa ou CNPJ a pagar;
💲 Valor cadastrado para a recorrência;
📅 Data escolhida para que os pagamentos sejam feitos.
Referências: