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start:normas_e_procedimentos:abertura_de_empresa:start [2025/04/29 14:15] – [7. Auditoria] maria.pierrestart:normas_e_procedimentos:abertura_de_empresa:start [2025/09/23 13:26] (atual) – [-+ Simples Nacional] maria.pierre
Linha 2: Linha 2:
 **Versão 1** **Versão 1**
  
-===== 1. Objetivo =====+===== Objetivo =====
   * Descrever o processo para a abertura de empresa na R3izzy, garantindo a continuidade das operações financeiras e a conformidade com as normas.   * Descrever o processo para a abertura de empresa na R3izzy, garantindo a continuidade das operações financeiras e a conformidade com as normas.
-===== 2. Público-alvo =====+===== Público-alvo =====
   * Clientes da R3izzy: Empresas que buscam serviços de contabilidade e gestão fiscal.   * Clientes da R3izzy: Empresas que buscam serviços de contabilidade e gestão fiscal.
-===== 3. Responsabilidades =====+===== Responsabilidades =====
   * Equipe de Vendas: Responsável por captar novos clientes, iniciar o processo de abertura de empresas e garantir uma comunicação eficaz até a conclusão do processo   * Equipe de Vendas: Responsável por captar novos clientes, iniciar o processo de abertura de empresas e garantir uma comunicação eficaz até a conclusão do processo
   * Contador(a): Responsável pelo processo de abertura da empresa.   * Contador(a): Responsável pelo processo de abertura da empresa.
   * Diretor(a) Técnico(a): Responsável pela validação e acompanhamento das etapas técnicas do processo.   * Diretor(a) Técnico(a): Responsável pela validação e acompanhamento das etapas técnicas do processo.
-===== 4. Glossário =====+===== Glossário =====
 [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:glossario:start|Clique aqui para ver o glossário]] [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:glossario:start|Clique aqui para ver o glossário]]
-===== 5. Materiais, recursos e referências ===== +===== Materiais, recursos e referências ===== 
-==== 5.1 Aplicativos e Plataformas de Gestão: ====+  * Este processo é parte integrante do [[https://ajuda.r3izzy.com.br/web?db=r3izzy-1&token=NecMdLZqMRyvZ3782ndg#id=77&cids=1&menu_id=524&action=747&model=knowledge.article&view_type=form|Procedimento Padrão do Processo de Vendas]] 
 +==== - Aplicativos e Plataformas de Gestão: ====
   * Admin Pro e Admin Ctb: Acesso ao painel de administração para configuração de clientes no R3izzy Lite e R3izzy Pro.   * Admin Pro e Admin Ctb: Acesso ao painel de administração para configuração de clientes no R3izzy Lite e R3izzy Pro.
   * Odoo (aplicativos Contatos e Projeto): Plataforma para gerenciamento de projetos de troca de contabilidade e controle de atividades e contatos dos clientes.   * Odoo (aplicativos Contatos e Projeto): Plataforma para gerenciamento de projetos de troca de contabilidade e controle de atividades e contatos dos clientes.
Linha 21: Linha 22:
   * e-CAC: Portal da Receita Federal para acesso ao eSocial e procurações eletrônicas.   * e-CAC: Portal da Receita Federal para acesso ao eSocial e procurações eletrônicas.
   * Questor: Sistema de controle fiscal e contábil para atividades mensais dos clientes.   * Questor: Sistema de controle fiscal e contábil para atividades mensais dos clientes.
-==== 5.2 Ferramentas de Comunicação: ====+==== Ferramentas de Comunicação: ====
   * E-mail Corporativo (suporte@r3izzy.com.br): Para comunicação com clientes.   * E-mail Corporativo (suporte@r3izzy.com.br): Para comunicação com clientes.
   * Modelos de Mensagens: Textos prontos para comunicações com clientes armazenados no Drive.   * Modelos de Mensagens: Textos prontos para comunicações com clientes armazenados no Drive.
  
-==== 5.3 Acessos e Senhas: ====+==== Acessos e Senhas: ====
   * Keepass: Sistema de gerenciamento de senhas onde são armazenados logins importantes, como:   * Keepass: Sistema de gerenciamento de senhas onde são armazenados logins importantes, como:
     * Certificado Digital dos clientes;     * Certificado Digital dos clientes;
     * Código de acesso do Simples Nacional;     * Código de acesso do Simples Nacional;
     * Logins e senhas para prefeituras municipais.     * Logins e senhas para prefeituras municipais.
-===== 6. Procedimento ===== +===== Procedimento ===== 
- ==== 6.1 Fluxo do processo: ==== +==== Fluxo do processo: ====
-  * Demanda+
   * Início da Abertura    * Início da Abertura 
   * Incorporação na R3izzy    * Incorporação na R3izzy 
Linha 39: Linha 39:
   * Habilita Onboarding   * Habilita Onboarding
   * Pós-Venda    * Pós-Venda 
-==== 6.2 Demanda ==== +==== - Início abertura: ====
-  * Responsabilidade: Comercial +
-  * Input: Novo cliente entra no processo e realiza a instalação do aplicativo e login. +
-  * Output: E-mail enviado para o contador(a) solicitando a abertura da empresa. +
- +
-==== 6.3 Processo de abertura: ====+
   * Responsabilidade: Contador(a);   * Responsabilidade: Contador(a);
-  * Input: E-mail de solicitação do comercial+  * Input: Documentação enviada pelo cliente através do suporte
-  * OutputContador(a) abre o aplicativo R3izzy, verifica o cadastro e documentação do cliente e inicia o processo de abertura da empresa com 3 passos: Viabilidade, DBE e o Requerimento eletrônico. O passo a passo está [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:aberturadeempresa:processo_de_abertura:start|aqui]].+  * Açãoolhar a documentação enviada pelo cliente e os dados preenchidos no formulário. 
 +  * Output: Inicia o processo de abertura da empresa com 3 passos: Viabilidade, DBE e o Requerimento eletrônico. O passo a passo está [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:aberturadeempresa:processo_de_abertura:start|aqui]].
  
-**NOTA 1:  A cada atividade do passo a passo concluída, é necessário concluí-las no aplicativo CTB e no Odoo (checklist).**\\+**NOTA 1:  A cada atividade do passo a passo concluída, é necessário concluí-las no projeto do cliente Odoo (checklist).**\\
  
-=== 6.3.1 CNPJ ===+==== - CNPJ ====
   * Input: Assinatura do contrato social (requerimento) pelo cliente.   * Input: Assinatura do contrato social (requerimento) pelo cliente.
   * Output: Documentos enviados para a junta comercial. Após aprovação, o CNPJ e contrato social protocolado são enviados para o responsável técnico. Ele encaminha para o contador(a) responsável pela abertura da empresa.    * Output: Documentos enviados para a junta comercial. Após aprovação, o CNPJ e contrato social protocolado são enviados para o responsável técnico. Ele encaminha para o contador(a) responsável pela abertura da empresa. 
-  * Com o CNPJ emitido, o contador(a) faz um check na tarefa no aplicativo CTB e com isso gera um e-mail onde ele deve anexar o CNPJ e contrato social da empresa. +  * Com o CNPJ emitido, o contador(a) envia um e-mail ao cliente onde ele deve anexar o CNPJ e contrato social da empresa. 
-=== 6.3.2 e-CNPJ ===+<WRAP center round tip 60%> 
 +Prezado(a) Cliente\\ 
 + 
 +O primeiro passo foi concluído com sucesso! E o melhor: você já possui um número de CNPJ!\\ 
 + 
 +Mas... e agora? O que eu devo fazer?\\ 
 + 
 +1) Salvar o contrato social e o cartão CNPJ: Eles são os documentos principais da sua empresa, então você deve armazená-los. (em anexo)\\ 
 +2) Abra uma conta bancária para o seu CNPJ – Fique tranquilo escolha um banco com o qual você sinta-se confortável. Caso você queira alguma sugestão, indicamos os bancos digitais. \\ 
 +3) Assinatura Digital do seu CNPJ – A segunda etapa para o CNPJ ficar pronto é a videoconferência para a realização da assinatura digital da sua empresa. Mas é muito fácil e prático: a equipe da Prática Certificadora entrará em contato com você via WhatsApp para agendar a melhor data e horário. \\ 
 + 
 +Cuidado! Após a abertura do CNPJ várias empresas entram em contato solicitando pagamento indevidos. Lembre-se: fique atento aos golpes. Confie apenas em e-mails, mensagens e notificações da R3Izzy.\\ 
 +</WRAP> 
 + 
 +==== - e-CNPJ ====
   * Para realizar essa etapa siga [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:certificado_digital:start#e-cnpj_do_client|esses passos]].   * Para realizar essa etapa siga [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:certificado_digital:start#e-cnpj_do_client|esses passos]].
-=== 6.3.Termo de inclusão no CRC ===+ 
 +==== - Procuração eCAC ==== 
 +  * Para realizar a procuração siga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:procuracao_rfb:start|seguintes passos]]. 
 +  
 +==== - Termo de inclusão no CRC ====
   - Input: CNPJ da empresa.   - Input: CNPJ da empresa.
   - Entrar no site do [[https://cadastro2.crcsc.org.br/spw/strt/login.aspx|CRC]]   - Entrar no site do [[https://cadastro2.crcsc.org.br/spw/strt/login.aspx|CRC]]
-  - [[start:acessos:acessos_ctb|Login e Senha da Ana]] +  - [[start:acessos:acessos_ctb|Login e Senha da Responsável técnica]] 
-  - Incuir CNPJ do cliente+  - Incluir CNPJ do cliente
   - Salvar o Termo no Drive conforme [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|esse arquivo]].   - Salvar o Termo no Drive conforme [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|esse arquivo]].
  
-=== 6.3.Nota Fiscal ===+==== - Simples Nacional ==== 
 +  * Para solicitar o Simples Nacional, siga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:aberturadeempresa:solicitar_simples_nacional:start|seguintes passos]]. 
 + 
 + 
 +=== 6.Nota Fiscal ===
   * **Solicitação AEDF**    * **Solicitação AEDF** 
   * Input: CRC pronto   * Input: CRC pronto
Linha 70: Linha 88:
   * Clicar em “Sistema SefinNet Pessoa Jurídica”;\\   * Clicar em “Sistema SefinNet Pessoa Jurídica”;\\
   * Com o e-CNPJ da empresa, clique em "receber uma senha temporária";\\   * Com o e-CNPJ da empresa, clique em "receber uma senha temporária";\\
-  * A Ana receberá um e-mail (anacarolinasschmitz@gmail.com) com a senha;\\+  * O Responsável técnico receberá um e-mail com a senha;\\
   * FIAC;\\ AEDF   * FIAC;\\ AEDF
   * Vai gerar uma guia (taxa de Nota Fiscal) -> Anexar a guia na tarefa no Odoo e mandar mensagem para o financeiro.   * Vai gerar uma guia (taxa de Nota Fiscal) -> Anexar a guia na tarefa no Odoo e mandar mensagem para o financeiro.
Linha 78: Linha 96:
   * **Teste da Nota Fiscal**   * **Teste da Nota Fiscal**
   * Siga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:resolucao_problemas:emissao_nf:nf_homologacao|seguintes passos]].   * Siga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:resolucao_problemas:emissao_nf:nf_homologacao|seguintes passos]].
-=== 6.3.5 Processo de Incorporação na R3 === + 
-  * **Procuração eCAC** +=== 6.Processo de Incorporação na R3 === 
-  * Para realizar a procuração siga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:procuracao_rfb:start|seguintes passos]]. +**Incluir na Questor e Questor Zen**
-  * **Incluir na Questor e Questor Zen**+
   * Incorpore a empresa na Questor, na Questor Zen e faça o agendamento da importação de notas fiscais na Questor   * Incorpore a empresa na Questor, na Questor Zen e faça o agendamento da importação de notas fiscais na Questor
-  * **EFD-Reinf**+**EFD-Reinf** (Questor)
   * Verifique se tem movimento.   * Verifique se tem movimento.
-  * **Incluir no Projeto de Fechamento Contábil - Modelo**+**Incluir no Projeto de Fechamento Contábil - Modelo**
   * Acesse o Odoo e procure pelo projeto de fechamento contábil e crie uma nova tarefa para a empresa.   * Acesse o Odoo e procure pelo projeto de fechamento contábil e crie uma nova tarefa para a empresa.
-  * **Incluir no Pós venda** +**No aplicativo Ctb ou Admin:** 
-  * Na tarefa do Odoo de Pós venda, mande uma mensagem ao comercial para marcar a reunião de Onboarding. +  * Ctb: 
-=== 6.3.6 Simples Nacional === +    Clique no Menu > Empresas > Botão "Incorporar empresa existente" > Escreva CNPJ 
-  Para solicitar Simples Nacionalsiga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:aberturadeempresa:solicitar_simples_nacional:start|seguintes passos]].+    * Em seguidacomplete os dados de Inscrição Municipal, AEDF (caso tenha), telefone, e-mailCNAE, dados dos sócios 
 +    * Faça upload do Cartão CNPJ e do Contrato Social. 
 +    * Ainda no perfil da empresa, clique no ícone de configurações 
 +       * Marque "emite notas fiscais", "Concluído" e sistema de emissão Produção; 
 +    * Por fim, efetive a empresa e assim ela pode emitir notas.
  
-=== 6.3.7 Alvarás ===+ 
 +=== 6.10 Alvarás ===
   * Para a emissão de Alvarás, siga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:alvaras:start|seguintes passos]].    * Para a emissão de Alvarás, siga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:alvaras:start|seguintes passos]]. 
   * Salvar no Drive conforme [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|esse arquivo]].   * Salvar no Drive conforme [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|esse arquivo]].
-=== 6.3.8 Conselho de Classe ===+=== 6.11 Conselho de Classe ===
   * Para a emissão de Conselho de Classe, siga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:conselho_de_classe:start|seguintes passos]].   * Para a emissão de Conselho de Classe, siga os [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:conselho_de_classe:start|seguintes passos]].
   * Salvar no Drive conforme [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|esse arquivo]].   * Salvar no Drive conforme [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|esse arquivo]].
-=== 6.3.9 CNES ===+=== 6.12 CNES ===
   * Para realizar essa etapa é necessário ter os seguintes documentos:    * Para realizar essa etapa é necessário ter os seguintes documentos: 
   - Cartão CNPJ   - Cartão CNPJ
Linha 109: Linha 131:
   * Salvar no Drive conforme [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|esse arquivo]].   * Salvar no Drive conforme [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|esse arquivo]].
  
-==== 6.4 Pós venda ==== +==== 6.13 Finalização da Implantação ==== 
-  * Responsabilidade: Comercial; +  * Responsabilidade: Contabilidade, Comercial, TI e Financeiro 
-  * Completar cadastro do cliente no Odoo; +  * ** Se cliente comprou apenas a abertura:** 
-  * Adicionar um lembrete em “tarefas internas” no cadastro do cliente no Odoo uma data (depois de um mês) para follow-ups; +      * Quando a contabilidade finalizar todo o processo de abertura, o contador deve enviar uma nota interna no contato do cliente no Odoo para o financeiro, informando que pode seguir com a cobrança da 2ª parcela e das taxas. 
-  Agendar com cliente a emissão da primeira NF (Onboarding)+  * **Se o cliente comprou abertura e contabilidade:** 
 +      * Quando o cliente estiver apto para emitir nota, o contador deve enviar uma nota interna no contato do cliente no Odoo para o comercial, TI e financeiro, informando que: 
 +         O responsável da TI pode instalar aplicativo e enviar documentação/vídeos sobre emissão da primeira NF
 +         * O vendedor deve seguir os passos do processo de venda
 +         * O financeiro pode iniciar a cobrança da 2ª parcela, das taxas. 
 +      * O contador deve agendar uma reunião com o cliente para esclarecer dúvidas sobre contabilidade. 
 ===== 7. Auditoria ===== ===== 7. Auditoria =====
 +{{ :start:normas_e_procedimentos:abertura_de_empresa:modelo_de_formulario_-_abertura_de_emprsa_1_.xlsx |}}
 ===== 8.Treinamento ===== ===== 8.Treinamento =====
  
 Para concluir o treinamento deste procedimento, responda as perguntas [[https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfldm-kOaZaTpuHGsni-bAMVc1ZAvb_aPhmswLxiFztweEwxQ/viewform?usp=header|deste formulário]]. Para concluir o treinamento deste procedimento, responda as perguntas [[https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfldm-kOaZaTpuHGsni-bAMVc1ZAvb_aPhmswLxiFztweEwxQ/viewform?usp=header|deste formulário]].
  
start/normas_e_procedimentos/abertura_de_empresa/start.1745936150.txt.gz · Última modificação: 2025/04/29 14:15 por maria.pierre