Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


start:normas_e_procedimentos:procedimento_padrao_trocadecontabilidae:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
start:normas_e_procedimentos:procedimento_padrao_trocadecontabilidae:start [2024/12/02 14:16] – [8. Auditoria] maria.pierrestart:normas_e_procedimentos:procedimento_padrao_trocadecontabilidae:start [2025/08/19 16:18] (atual) – [6.7 Finalização da Implantação] maria.pierre
Linha 1: Linha 1:
 ====== Procedimento Padrão da Troca de Contabilidade ====== ====== Procedimento Padrão da Troca de Contabilidade ======
 +**Versão 3**
 ===== 1. Objetivo ===== ===== 1. Objetivo =====
   * Descrever o processo para a troca de contabilidade na R3izzy, detalhando as etapas e responsabilidades envolvidas na transição de contabilidade para novos clientes.   * Descrever o processo para a troca de contabilidade na R3izzy, detalhando as etapas e responsabilidades envolvidas na transição de contabilidade para novos clientes.
Linha 31: Linha 31:
 ===== 6. Procedimento ===== ===== 6. Procedimento =====
  ==== 6.1 Fluxo do processo: ====  ==== 6.1 Fluxo do processo: ====
-  * Demanda: novo cliente;+  * Confirmação e Início do Processo;
   * Solicitação de documentos ao contador anterior;   * Solicitação de documentos ao contador anterior;
   * Integração dos dados no sistema R3izzy;   * Integração dos dados no sistema R3izzy;
   * Encerramento.   * Encerramento.
-==== 6.2 Demanda ====+==== 6.2 Confirmação e Início do Processo ====
   * Responsabilidade: Contador(a)   * Responsabilidade: Contador(a)
-  * Input: E-mail de confirmação de cliente efetivado(CRM), enviado pelo Comercial+  * Input: Novo cliente contratado no serviço de troca de contabilidade
-  * No dia em que o Comercial enviar o e-mail, crie um projeto de troca de contabilidade para o novo cliente de acordo com o modelo que está no aplicativo Projeto no Odoo+  * Ação: Vendedor registra nota interna no contato do cliente no Odoo informando à contabilidade que o processo pode ser iniciado. 
-  Output: Projeto de troca de contabilidade criado no Odoo.+  * Output: 
 +      * Enviar e-mail de [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:comercial:processo_venda:mensagens_processo_vendas:start#troca_de_contabilidade1|boas-vindas]] ao cliente (via suporte@r3izzy.com.br) solicitando a documentação necessária para processo.  
 +      * Projeto de troca de contabilidade criado no Odoo.
  
 ==== 6.3 E-mail para o Antigo Contador: ==== ==== 6.3 E-mail para o Antigo Contador: ====
   * Responsabilidade: Contador(a);   * Responsabilidade: Contador(a);
-  * Input: Projeto de troca e contabilidade criado no Odoo para o cliente; +  * Input: Projeto criado no Odoo e dados do contador recebido do cliente; 
-  * Verificar o e-mail do contador que estará no contato do cliente no aplicativo "Contatos" do Odoo.+  * Colocar o e-mail do contador no contato do cliente no aplicativo "Contatos" do Odoo.
   * Verificar qual o [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:resolucao_de_problemas#como_saber_o_inicio_da_competencia_da_r3izzy_na_prestacao_de_servicos_contabeis|início da nossa competência]];   * Verificar qual o [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:resolucao_de_problemas#como_saber_o_inicio_da_competencia_da_r3izzy_na_prestacao_de_servicos_contabeis|início da nossa competência]];
 **NOTA 1:  Para se comunicar com o antigo contador, utilize o e-mail contabilidade@r3izzy.com.br. Para realizar a comunicação com o cliente, utilize suporte@r3izzy.com.br.** **NOTA 1:  Para se comunicar com o antigo contador, utilize o e-mail contabilidade@r3izzy.com.br. Para realizar a comunicação com o cliente, utilize suporte@r3izzy.com.br.**
Linha 66: Linha 68:
 **NOTA 5: Os documentos acima deverão ser todos salvos no [[start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|Drive]].** **NOTA 5: Os documentos acima deverão ser todos salvos no [[start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|Drive]].**
  
-**NOTA 6: Caso o antigo contador informe que o cliente não possui CNES e conselho de classe, o contador deve cancelar a tarefa no Projeto de troca de contabilidade e criar uma oportunidade para o setor comercial. Para criar a oportunidade, o contador deve acessar a plataforma Odoo, no aplicativo "Contatos", buscar pelo nome do cliente, selecioná-lo, clicar em "Oportunidades" e, em seguida, clicar em "Novo". Na nova oportunidade, deve-se informar quais documentos o cliente ainda não possui.**+**NOTA 6: Caso o antigo contador não tenha o alvará do cliente, será necessário solicitá-lo. Se houver dispensa do alvará, a tarefa no Odoo deve ser concluída, com o registro de uma nota interna informando sobre a dispensa. A comprovação da dispensa deve ser salva no Drive.** 
 + 
 +**NOTA 7: Caso o antigo contador informe que o cliente não possui CNES e conselho de classe, o contador deve cancelar a tarefa no Projeto de troca de contabilidade e criar uma oportunidade para o setor comercial. Para criar a oportunidade, o contador deve acessar a plataforma Odoo, no aplicativo "Contatos", buscar pelo nome do cliente, selecioná-lo, clicar em "Oportunidades" e, em seguida, clicar em "Novo". Na nova oportunidade, deve-se informar quais documentos o cliente ainda não possui.**
 ==== 6.4 Emissão do Termo de Transferência ==== ==== 6.4 Emissão do Termo de Transferência ====
   * Responsabilidade: Contador(a);   * Responsabilidade: Contador(a);
Linha 80: Linha 84:
 ==== 6.6 Integração dos dados no sistema R3izzy ==== ==== 6.6 Integração dos dados no sistema R3izzy ====
   * Responsabilidade: Contador(a);   * Responsabilidade: Contador(a);
-**NOTA 7: Verifique se o cliente usará o R3izzy Pro! Caso sim, vá para o item 6.6.2 do processo**+**NOTA 8: Verifique se o cliente usará o R3izzy Pro! Caso sim, vá para o item 6.6.2 do processo**
 === 6.6.1 Incorporar a empresa no aplicativo R3izzy Lite. === === 6.6.1 Incorporar a empresa no aplicativo R3izzy Lite. ===
-  - Insira no aplicativo Admin Ctb as informações da empresa, incluindo: inscrição municipal, capital social, CNAEs, CPF do(s) sócio(s), documentos do(s) sócio(s), cartão CNPJ, Contrato Social, Endereço (CEP) e alvará.+  - Insira no aplicativo Ctb as informações da empresa, incluindo: inscrição municipal, capital social, CNAEs, CPF do(s) sócio(s), documentos do(s) sócio(s), cartão CNPJ, Contrato Social, Endereço (CEP) e alvará.
   - Nas configurações, selecione o botão "Criar empresas na Focus" e [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:habitar_nota_fiscal:start|complete o cadastro no sistema Focus]];   - Nas configurações, selecione o botão "Criar empresas na Focus" e [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:habitar_nota_fiscal:start|complete o cadastro no sistema Focus]];
   - Marque a opção "Emite Notas Fiscais".   - Marque a opção "Emite Notas Fiscais".
   - Emita o contrato, anexe ele na tarefa "Contrato assinado entre a R3 e o cliente" e crie um lembrete em Atividades para que a Diretora Técnica assine o contrato de prestação de serviço com o eCNPJ da R3 como "Contratada". Após a assinatura, salve o contrato no Drive (R3 Soluções - R3 Izzy CTB) do cliente.   - Emita o contrato, anexe ele na tarefa "Contrato assinado entre a R3 e o cliente" e crie um lembrete em Atividades para que a Diretora Técnica assine o contrato de prestação de serviço com o eCNPJ da R3 como "Contratada". Após a assinatura, salve o contrato no Drive (R3 Soluções - R3 Izzy CTB) do cliente.
-  - Faça o upload do contrato assinado. 
   - Habilite o Onboarding para o cliente, que receberá um e-mail automático de boas-vindas e o contrato assinado pela R3izzy.   - Habilite o Onboarding para o cliente, que receberá um e-mail automático de boas-vindas e o contrato assinado pela R3izzy.
   - Crie uma Nota Interna na tarefa de Habilitação do Onboarding no Projeto de troca de contabilidade do cliente para notificar o responsável financeiro de que o pagamento precisa ser verificado e informar o responsável do comercial para executar o item 6.7.   - Crie uma Nota Interna na tarefa de Habilitação do Onboarding no Projeto de troca de contabilidade do cliente para notificar o responsável financeiro de que o pagamento precisa ser verificado e informar o responsável do comercial para executar o item 6.7.
Linha 93: Linha 96:
   - [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:procuracao_rfb:start|Realize a procuração no E-CAC]] e envie um [[https://docs.google.com/document/d/1maXSMlb2eUHKK0eNnhJ53C09gYo1zwnE1OJmKoCiz2A/edit?tab=t.0 | e-mail ao cliente]];\\   - [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:documentos:procuracao_rfb:start|Realize a procuração no E-CAC]] e envie um [[https://docs.google.com/document/d/1maXSMlb2eUHKK0eNnhJ53C09gYo1zwnE1OJmKoCiz2A/edit?tab=t.0 | e-mail ao cliente]];\\
   - Incluir a empresa no projeto Fechamento Contábil - Modelo.   - Incluir a empresa no projeto Fechamento Contábil - Modelo.
-  - Incorpore a empresa na Questor na Questor Zen.(Colocar link da documentação).+  - Incorpore a empresa na Questorna Questor Zen e faça o agendamento da importação de notas fiscais na Questor.(Colocar link da documentação).
  
 === 6.6.2 Incorporar a empresa no aplicativo R3izzy Pro === === 6.6.2 Incorporar a empresa no aplicativo R3izzy Pro ===
-  - Crie o [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:contabilidade:troca_ctb:incorporar_empresa_ctb:start|cadastro na Focus]];+  - Crie o [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:habitar_nota_fiscal:start|cadastro na Focus]];
   - Insira no Admin Pro os dados básicos necessários para emissão de notas fiscais, incluindo: inscrição municipal, CNAEs, cartão CNPJ, Contrato Social e alvará.   - Insira no Admin Pro os dados básicos necessários para emissão de notas fiscais, incluindo: inscrição municipal, CNAEs, cartão CNPJ, Contrato Social e alvará.
   - Caso o cliente tenha adquirido o Lite também, crie o contrato de [[https://docs.google.com/document/d/1j1jxkSpqrSutjpsATRs5k6FUbFs29pjN/edit|prestação de serviços contábeis]]. Você o enviará junto com o e-mail de boas-vindas (próximo item);   - Caso o cliente tenha adquirido o Lite também, crie o contrato de [[https://docs.google.com/document/d/1j1jxkSpqrSutjpsATRs5k6FUbFs29pjN/edit|prestação de serviços contábeis]]. Você o enviará junto com o e-mail de boas-vindas (próximo item);
Linha 104: Linha 107:
   - [[start:resolucao_problemas:emissao_nf:nf_homologacao|Teste a emissão da NF]];\\   - [[start:resolucao_problemas:emissao_nf:nf_homologacao|Teste a emissão da NF]];\\
   - Incluir a empresa no projeto Fechamento Contábil - Modelo.   - Incluir a empresa no projeto Fechamento Contábil - Modelo.
-  - Incorpore a empresa na Questor na Questor Zen.(Colocar link da documentação).  +  - Incorpore a empresa na Questorna Questor Zen e faça o agendamento da importação de notas fiscais na Questor.(Colocar link da documentação).  
-==== 6.7 Encerramento ==== +==== 6.7 Finalização da Implantação ==== 
-  * Responsabilidade: Comercial; +  * Responsabilidade: Contabilidade, Comercial e TI 
-  * Input: Nota interna criada no Projeto de troca de contabilidade do cliente pelo contador(a); +  * Quando o cliente estiver apto para emitir nota, o contador deve enviar uma nota interna no contato do cliente no Odoo para o comercial a TIinformando que:  
-  * Complete o cadastro do cliente no aplicativo Contatos no Odoo (Nome completo, e-mailcelular e como ele utilizará o aplicativo - iOS, Android ou Web)+         * O responsável da TI pode instalar o aplicativo e enviar a documentação/vídeos sobre emissão da primeira NF
-  Adicione um lembrete em “atividades” para mês seguinte no cadastro do cliente no Aplicativo Contatos no Odoo para follow-up; +         O vendedor deve revisar o cadastro do cliente no Odoo e adicionar um lembrete para follow-up em 1 mês; 
-  * Agende com o cliente a emissão da primeira nota fiscal.+         * O vendedor deve criar o pedido de vendas. 
 +  * O contador deve agendar uma reunião com o cliente para esclarecer dúvidas sobre contabilidade 
 ===== 7. Prazos para tarefas ===== ===== 7. Prazos para tarefas =====
 1. Demanda: Criar o projeto no Odoo no mesmo dia da solicitação.\\ 1. Demanda: Criar o projeto no Odoo no mesmo dia da solicitação.\\
Linha 123: Linha 128:
  
 ===== 8. Auditoria ===== ===== 8. Auditoria =====
- +{{ :start:normas_e_procedimentos:procedimento_padrao_trocadecontabilidae:modelo_auditoria_troca_de_contabilidade.xlsx |}}
-Checklist +
- +
 ===== 9. Treinamento ===== ===== 9. Treinamento =====
 {{ :start:normas_e_procedimentos:procedimento_padrao_trocadecontabilidae:apresentacao_troca_de_contabilidade.pptx |Treinamento}} {{ :start:normas_e_procedimentos:procedimento_padrao_trocadecontabilidae:apresentacao_troca_de_contabilidade.pptx |Treinamento}}
start/normas_e_procedimentos/procedimento_padrao_trocadecontabilidae/start.1733148982.txt.gz · Última modificação: 2024/12/02 14:16 por maria.pierre