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-====== Procedimento Padrão de Desligamento de Usuários do Aplicativo====== +====== Procedimento Padrão de Rescisão de clientes da R3izzy ======
-**Versão 2** +
-===== Objetivo ===== +
-Este procedimento define as etapas para garantir a rescisão completa e organizada de um usuário do aplicativo, abordando notificações, finanças, contabilidade e aspectos técnicos.+
  
-===== Procedimento ===== +Procedimento está no Aplicativo Conhecimentos no Odoo para acessar [[https://ajuda.r3izzy.com.br/web?db=r3izzy-1&token=NecMdLZqMRyvZ3782ndg#id=90&cids=1&menu_id=524&action=747&model=knowledge.article&view_type=form|clique aqui.]]
-==== Desligamento do Usuário do Aplicativo Pro ou Pro + Contabilidade ==== +
-  * Sempre que um cliente solicitar o cancelamento, o responsável (comercial ou atendimento) deve enviar o e-mail abaixo para os setores contabilidade, financeiro, TI e comercial: +
-<WRAP center round box 60%> +
-Assunto: Cancelamento de Cliente - [Nome do Cliente]+
  
-Olá,+Se tiver algum problemaentre em contato com a Duda \\
  
-O cliente [Nome do Cliente] solicitou o cancelamento de sua assinatura.\\ 
  
-Tipo de Plano: [Lite / Pro / Pro + Contabilidade] \\ 
-Último mês de permanência informado pelo cliente: [Ex: Julho/2025]\\ 
- 
-Pedimos à contabilidade que informe até qual competência será responsabilidade da R3izzy. (Caso tenha contabilidade)\\ 
- 
-Solicitamos que as demais áreas sigam com os procedimentos de desligamento.\\ 
- 
-Atenciosamente, \\ 
-<Seu nome>\\ 
-Equipe R3izzy\\ 
-</WRAP> 
-  * Além disso, o responsável deve criar o projeto de desligamento do cliente no Odoo. Para isso, basta duplicar o projeto modelo de rescisão. 
-1. Comercial 
-    * Informar o cliente sobre o cancelamento da assinatura, usar [[https://docs.google.com/document/d/1Ju6h4UUxW01wzs5AgRwbOou8ZaUUjoI87Z8EV5yF4P4/edit?tab=t.0|este modelo]]. 
-  * Caso exista contrato, seguir com a rescisão formal conforme os termos estabelecidos. 
-   
-2. Financeiro 
-  * Cancelar a cobrança recorrente no Stripe ou Pix. 
-  * Atualizar os sistemas financeiros internos para remover o cliente. 
- 
-3. Contabilidade 
-  * Alterar o status do cliente no aplicativo Pro Admin para "Inativo". 
-  * Verificar e excluir o certificado digital associado ao cliente. (caso aplicável). 
-  * Remover o cadastro do cliente na plataforma FocusNFe (caso aplicável). 
-  * Remover o cadastro do cliente na plataforma Questor (caso aplicável). 
- 
-4. Desenvolvimento 
-  * Backup de Dados: 
-    * O cliente pode realizar o backup diretamente, caso tenha acesso e esteja apto a fazê-lo. 
-      * Perfil -> Configurações -> Administração -> Backup -> Guardar no Drive (Pasta Clientes -> Pasta 'Nome do cliente') 
-    * Adicionalmente, o desenvolvedor(a) realizará um backup seguindo [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:produtos:r3izzypro:admin:start#como_fazer_backup_dos_dados_de_um_usuario|este procedimento]], a fim de garantir que os dados estão devidamente armazenados. 
-**Atenção: lembre-se de apagar os arquivos de backup deste usuário baixados em sua máquina. São dados sensíveis e não devem ser armazenados localmente. 
-** 
- 
-  * Banco de Dados: Desabilitar o acesso do usuário no Firestore. 
-    * Autenticação -> Acha o e-mail do usuário -> clique nos 3 pontos e desativar conta. 
-    * [[https://console.firebase.google.com/u/0/project/myfono-3c4c5/authentication/users|Pro]] 
- 
-  * Plataformas Externas: 
-      * Desabilitar o cliente na Apple App Store ou Google Play Store. 
-        * Google Play Store: 
-          * Entrar no site [[https://play.google.com/console/u/0/developers/8378465182734451086/app-list?onboardingflow=signup|Google play]] -> Entrar no projeto -> Clicar em test and release -> testing -> Closed testing -> Manager track -> testers -> Verifica todos os grupo e remove o e-mail do usuário -> salvar 
-        * [[https://appstoreconnect.apple.com/login|Apple App Store:]]  
-          * Entrar no projeto → Clicar em Testflight → Testers → Todos → Selecionar o testador → Apagar 
- 
-==== Desligamento do Usuário do Aplicativo Lite ==== 
-  * Sempre que um cliente solicitar o cancelamento, o responsável (comercial ou atendimento) deve enviar o e-mail abaixo para os setores contabilidade, financeiro, TI e comercial: 
-<WRAP center round box 60%> 
-Assunto: Cancelamento de Cliente - [Nome do Cliente] 
- 
-Olá, 
- 
-O cliente [Nome do Cliente] solicitou o cancelamento de sua assinatura.\\ 
- 
-Tipo de Plano: [Lite / Pro / Pro + Contabilidade] \\ 
-Último mês de permanência informado pelo cliente: [Ex: Julho/2025]\\ 
- 
-Pedimos à contabilidade que informe até qual competência será responsabilidade da R3izzy. (Caso tenha contabilidade)\\ 
- 
-Solicitamos que as demais áreas sigam com os procedimentos de desligamento.\\ 
- 
-Atenciosamente, 
-<Seu nome> 
-Equipe R3izzy 
-</WRAP> 
-  * Além disso, o responsável deve criar o projeto de desligamento do cliente no Odoo. Para isso, basta duplicar o projeto modelo de rescisão. 
- 
-1. Comercial 
-  * Informar o cliente sobre o cancelamento da assinatura, usar [[https://docs.google.com/document/d/1Ju6h4UUxW01wzs5AgRwbOou8ZaUUjoI87Z8EV5yF4P4/edit?tab=t.0|este modelo]]. 
-  * Caso exista contrato, seguir com a rescisão formal conforme os termos estabelecidos. 
-   
-2. Financeiro 
-  * Cancelar a cobrança recorrente no Stripe ou Pix. 
-  * Atualizar os sistemas financeiros internos para remover o cliente. 
- 
-3. Contabilidade 
-  * Verificar e, se necessário, excluir o certificado digital associado ao cliente. 
-  * Remover o cadastro do cliente na plataforma FocusNFe (caso aplicável). 
-  * Remover o cadastro do cliente na plataforma Questor (caso aplicável). 
-  * Alterar o status do cliente no aplicativo Pro Admin para "Inativo". 
-4. Desenvolvimento 
-    * Banco de Dados: Desabilitar o acesso do usuário no Firestore. 
-    * Autenticação -> Acha o e-mail do usuário -> clique nos 3 pontos e desativar conta. 
-    * [[https://console.firebase.google.com/u/0/project/r3izzylite/authentication/users|Lite]] 
- 
-  * Plataformas Externas: 
-      * Desabilitar o cliente na Apple App Store ou Google Play Store. 
-        * Google Play Store: 
-          * Entrar no site [[https://play.google.com/console/u/0/developers/8378465182734451086/app-list?onboardingflow=signup|Google play]] -> Entrar no projeto -> Clicar em test and release -> testing -> Closed testing -> Manager track -> testers -> Verifica todos os grupo e remove o e-mail do usuário -> salvar 
-        * [[https://appstoreconnect.apple.com/login|Apple App Store:]]  
-          * Entrar no projeto → Clicar em Testflight → Testers → Todos → Selecionar o testador → Apagar 
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