====== Procedimento Padrão de Gestão de Dicas Úteis ====== ===== 1. Objetivo ===== * Descrever o processo para gestão das Dicas Úteis (DUs), que podem ser visualizadas pelos clientes nas interfaces dos Apps. ===== 2. Público-alvo ===== * Clientes do aplicativo R3izzy Pro, em todas as plataformas (iOS, Android, Web). ===== 3. Responsabilidades ===== * Diretor(a) Técnico(a) e ou Diretor Geral: Aprovar o planejamento de dicas úteis, bem como os respectivos textos a serem publicados; * Responsável pelo site do cliente: publicar, eventualmente, o conteúdo para referência dos aplicativos e futura; * Responsável pela Dica Útil: sugerir o plano de publicações, levar a discussão, consolidar e aprovar com Diretor Geral e/ou DT. ===== 4. Glossário ===== * **Dica Útil (DU)**: Dicas Úteis são mensagens aos clientes da solução R3izzy Pro, publicadas em um espaço especialmente destinado a este fim, na HomePage do aplicativo. \\ Estas mensagens são periodicidade não definida e se caracterizam por agregar um valor relevante ao dia-a-dia ou à operação do cliente. Este procedimento fornece maiores detalhes sobre os conteúdos que devem e não devem ser publicados. * **Plano de Publicação (PP)**: mensalmente, o responsável pela DU aprova, divulga e implementa um Plano de Publicação. O conteúdo do Plano é implementado na ferramenta R3izzy Pro Admin. ===== 5. Materiais, recursos e referências ===== * Acesso ao sistema R3izzyPro Admin, para criar e gerir as DUs; * {{:start:normas_e_procedimentos:modelo_de_plano_de_publicacao_dica_util.docx|Modelo de Plano de Publicação DU}} ===== 6. Procedimento de Planejamento e Publicação ===== 1. Criar a sugestão de plano de publicação mensal (pode usar brainstorming com a equipe)\\ 2. Apresentar o plano ao grupo e obter aprovação dos temas\\ 3. Desenvolver o conteúdo a ser publicado\\ 4. Aprovar o conteúdo\\ 5. Publicar o conteúdo nos aplicativos\\ 6. Acompanhar a reação do público ao conteúdo publicado (v. analytics e página da Dica Útil, no Pro Admin)\\ ====6.1 Criar a sugestão de plano de publicação mensal==== * Responsável: Responsável pela Dica Útil * Input: Brainstorming, E-mails com os temas, v. Itens passíveis de publicação no item 6. Normas de Publicação * Output: Plano de Publicação DU, contendo * Os temas que serão publicados * Periodicidade de publicação, datas e período de início e fim * Origem dos documentos publicados * Canais de publicação * Público-alvo ====6.2 Apresentar o plano ao grupo e obter aprovação dos temas==== * Responsável: Responsável pela DU * Formato: Apresentar em uma reunião de ToDo ou enviar via E-mail, solicitando feedback em 24h * Input: Plano elaborado em 5.1 * Output: Definição dos temas a serem publicados e anotações de correções e melhoria ====6.3 Desenvolver o conteúdo a ser publicado==== * Responsável: Responsável pela DU * Input: output de 5.2, textos de chat gpt, referências bibliográficas etc * Output: Documento contendo o Plano de Publicação, acrescido dos textos finais para cada um dos temas ====6.4 Aprovar o conteúdo==== * Responsável: Diretor Geral ou Diretor Técnico * Input: o Plano de Publicação criado em 5.3 deve ser enviado aos aprovadores por e-mail * Output: Plano de Publicação aprovado. O prazo para aprovação do Plano é de 2 dias úteis * O Plano de Publicação aprovado deve ser publicado na seção [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:dicas_uteis:start|Plano de Publicação Dicas Úteis, na Biblioteca da DokuIzzy]] * Regras: O conteúdo deve ser aprovado até o último dia do mês corrente, para que seja publicado no mês subsequente. ====6.5 Publicar o conteúdo nos aplicativos==== * Responsável: Responsável pela DU * Input: Plano de Publicação aprovado em 6.4 * Output: conteúdo publicado conforme Plano de Publicação * Atividades e regras: * Pelo r3izzyPro Admin, acessar a Página de Dicas Úteis e inserir o Plano de Publicação * Eventualmente, revisar se há regras antigas a serem apagadas ====6.6 Acompanhar a reação do público ao conteúdo publicado==== * Responsável: Responsável pela DU * Input: - * Output: Relatório de likes por tema * Atividades e regras: * O relatório de likes pode ser extraído diretamente da Página de Dicas Úteis, R3izzyPro Admin **Importância de acompanhar o relatório:**\\ Analisar a reação do público permite identificar quais temas geram mais engajamento e interesse. Essa informação é fundamental para ajustar futuras publicações, melhorar a relevância do conteúdo e aumentar a satisfação dos usuários. Ou seja, a atividade não deve se restringir apenas a imprimir o relatório, mas também incluir uma análise crítica e atuar ativamente na melhoria contínua deste canal.. ===== 7. Acordos de Nível de Serviço ===== 1. Apresentação da Proposta à equipe: até o dia 20 do mês corrente.\\ 2. Submissão à aprovação: até o dia 25 do mês corrente.\\ 3. Aprovação: 2 dias úteis.\\ 4. Publicação: até o último dia do mês corrente. ===== 8. Procedimento para Publicações Urgentes ===== Publicações urgentes acontecem quando temos a necessidade de publicar notícias de última hora, importantes para nossos clientes e que não foram previstas no planejamento mensal. Exemplos disso são: novas fraudes, notícias de utilidade pública (eventos climáticos etc). Para estes casos, o procedimento é mais simples:\\ 1. Criar o texto completo da publicação, seguindo o modelo no Formulário para o Plano de Publicação Mensal\\ 2. Aprovar a publicação junto ao Diretor Técnico ou Diretor Geral\\ 3. Publicar e acompanhar a reação do público, como no procedimento padrão (5)\\ ===== 9. Normas de Publicação ===== ====Itens passíveis de publicação e que devem ser observados no planejamento mensal==== * Datas especiais do calendário nacional * Conteúdo profissional * FAQ Impostos * FAQ CNPJ * Dicas do software * Configurações e atalhos * Equívocos comuns * Novas versões * Bugs e alertas * How-tos * FAQ * Utilidade pública * Fraudes (CNPJ, PF etc) * Alterações na legislação * Previsão do tempo (caráter extraordinário) * Comercial e Mkt * Programa de indicação * Merchandising (Logotipo, certificado...) * Programa de relacionamento * Dia do profissional / premiação ... * Lazer e saúde * Onde ir * Dicas de saúde ==== Itens que não devem ser publicados=== * Piadas * Fofocas * Temas políticos * Discussões polêmicas ou discriminatórias ===== 10. Auditoria ===== * Checklist: {{ :start:normas_e_procedimentos:formulario_de_auditoria_dica_util.xlsx |}} ===== 11. Treinamento e Verificação de Aprendizado ===== * Apresentação e Prova: {{ :start:normas_e_procedimentos:dica_util_-_treinamento.pptx |Treinamento Dica Útil}}