====== Procedimento Padrão para o Onboarding de Novos Colaboradores ====== ===== Onboarding Geral ===== * Objetivo: Integrar o novo colaborador à empresa e garantir que ele tenha as ferramentas e informações necessárias para começar a trabalhar. 1.Apresentação da Empresa:\\ * Responsável: CEO * História da Empresa: Apresentar a história da empresa (Anexo: apresentação em PowerPoint sobre a história da empresa). * Produtos da Empresa: Apresentação dos produtos/serviços oferecidos pela empresa. * O jeito de ser R3izzy (Cultura da empresa). 2. Assinaturas de Documentos:\\ * Responsável: Financeiro * Assinatura do NDA (Acordo de Confidencialidade). * Assinatura do Contrato de Trabalho. 3. Acessos e Ferramentas:\\ * Responsável: TI * Criar acessos ao Odoo, Dokuizzy, email corporativo e grupo de WhatsApp da empresa. * Baixar pacote LibreOffice. * Baixar antivírus McAfee. * Cadastrar a tabela de horários na Dokuizzy. * Responsável: Financeiro * Entregar os equipamentos necessários: notebook, mouse, teclado, segunda tela. * Assinar o termos de responsabilidade pelos equipamentos 4.Treinamento sobre Ferramentas:\\ * Responsável: TI * Odoo: Como utilizar o sistema de gestão da empresa. * [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=wiki:dokuaula|Dokuizzy:]] Como utilizar a ferramenta de documentos. * Google Agenda. * Notas do Google. 5.Treinamento sobre Processos Internos:\\ * Responsável: Responsável pela área de Processos * Estrutura de Processos * [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:normas_e_procedimentos:emails|Boas práticas de comunicação]] * [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:normas_e_procedimentos:odoo|Sistema de Gestão de Chamados]] * [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:normas_e_procedimentos:reunioes_r3|Reuniões]] * [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:normas_e_procedimentos:canais_comunicacao|Canais de Comunicações e responsáveis]] ===== Onboarding Específico por Área ===== * Cada área terá um treinamento específico com o responsável indicado para dar o treinamento. ==== Onboarding - Área de Contabilidade ==== * Responsável: Responsável pela área de contabilidade * Objetivo: Ensinar o novo colaborador sobre os processos e ferramentas específicas da área contábil. * Treinamentos: - Fazer o cadastro do colaborados na Questor, Focus e nos aplicativos Admin e CTB. - [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:normas_e_procedimentos:procedimento_padrao_cnae:start|CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas):]] Explicar o funcionamento e como realizar a classificação correta. - App CTB e Admin: Ensinar a utilização do aplicativo para contabilidade e administração. -[[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:padrao_drive_ctb:start|Drive e Padrão de Arquivos:]] Como organizar e armazenar documentos na plataforma de Drive, seguindo o padrão de arquivos da empresa. - Questor: Treinamento sobre como utilizar o Questor para gestão de contabilidade. - [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:normas_e_procedimentos:procedimento_padrao_trocadecontabilidae:start|Troca de Contabilidade]]: Explicar o processo de troca de contabilidade de clientes. - [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:normas_e_procedimentos:abertura_de_empresa:start|Abertura de Empresa]]: Como realizar o processo de abertura de novas empresas. - [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:normas_e_procedimentos:fechamento_contabil:start|Fechamento Contábil]]: Como realizar o fechamento contábil no final do período. - [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:biblioteca:habitar_nota_fiscal:start|Focus:]] Explicar o uso do sistema Focus para contabilidade e análise de relatórios. ==== Onboarding - Área de Marketing e Vendas ==== * Responsável: Responsável pela área de Marketing e Vendas. * Objetivo: Ensinar o novo colaborador sobre os processos e ferramentas específicas de marketing e vendas. * Treinamentos: - Processo de Vendas: Explicar o processo geral de vendas da empresa. - CRM (Customer Relationship Management): Como utilizar o CRM da empresa para gerenciar e interagir com clientes. - Vendas (Odoo): Como registrar e acompanhar vendas no Odoo. - Builderall: Ensinar a utilização da ferramenta Builderall para automação de marketing e vendas. - [[https://r3solucoes.r3izzy.com.br/doku.php?id=start:comercial:icp:start|Perfil do Cliente Ideal (ICP)]]: Como identificar e entender o perfil do cliente ideal da empresa. - Onboarding App: Treinamento sobre o processo de onboarding de clientes. - Campanhas de Marketing ===== Controle dos Treinamentos ===== * Para controlar o progresso e conclusão dos treinamentos, será utilizado o documento [[https://docs.google.com/document/d/1RJBTCLK3FCExQcFNrGVMhGw0RcpyeOSFQfhxQe1v3NE/edit?tab=t.5hqmtvlfewor|Onboarding novos colaboradores]]