Tabela de conteúdos

Procedimento Padrão da Troca de Contabilidade

Versão 3

1. Objetivo

2. Público-alvo

3. Responsabilidades

4. Glossário

5. Materiais, recursos e referências

5.1 Aplicativos e Plataformas de Gestão:

5.2 Ferramentas de Comunicação:

5.3 Acessos e Senhas:

5.4 Documentos de Referência:

6. Procedimento

6.1 Fluxo do processo:

6.2 Confirmação e Início do Processo

6.3 E-mail para o Antigo Contador:

NOTA 1: Para se comunicar com o antigo contador, utilize o e-mail contabilidade@r3izzy.com.br. Para realizar a comunicação com o cliente, utilize suporte@r3izzy.com.br.

  1. Documento com foto do(s) sócio(s) - Após recebimento, salvar no Drive;
  2. Contrato Social da Empresa (salvar no Drive);
  3. CRC do antigo Contador (salvar no Drive);
  4. Certificado Digital da empresa (salvar no Drive e Keepass);
  5. Código de acesso do Simples Nacional (salvar no Keepass);
  6. Login e senha da prefeitura para emissão de NF (salvar no Keepass).

NOTA 2: É necessário aguardar um retorno do antigo contador para iniciar o processo de transferência com o cliente.
NOTA 3: Caso o cliente não tenha Certificado Digital da empresa, será necessário solicitar a confecção. O processo está descrito aqui. NOTA 4: Todos os documentos devem ser salvos conforme a norma de cada ferramenta: Drive e/ou no Keepass.

  1. Alvará sanitário (ou dispensa);
  2. Alvará de funcionamento;
  3. CNES;
  4. Balancete;
  5. Conselho de classe do CNPJ.

NOTA 5: Os documentos acima deverão ser todos salvos no Drive.

NOTA 6: Caso o antigo contador não tenha o alvará do cliente, será necessário solicitá-lo. Se houver dispensa do alvará, a tarefa no Odoo deve ser concluída, com o registro de uma nota interna informando sobre a dispensa. A comprovação da dispensa deve ser salva no Drive.

NOTA 7: Caso o antigo contador informe que o cliente não possui CNES e conselho de classe, o contador deve cancelar a tarefa no Projeto de troca de contabilidade e criar uma oportunidade para o setor comercial. Para criar a oportunidade, o contador deve acessar a plataforma Odoo, no aplicativo “Contatos”, buscar pelo nome do cliente, selecioná-lo, clicar em “Oportunidades” e, em seguida, clicar em “Novo”. Na nova oportunidade, deve-se informar quais documentos o cliente ainda não possui.

6.4 Emissão do Termo de Transferência

6.5 E-mail do processo de transferência

6.6 Integração dos dados no sistema R3izzy

NOTA 8: Verifique se o cliente usará o R3izzy Pro! Caso sim, vá para o item 6.6.2 do processo

6.6.1 Incorporar a empresa no aplicativo R3izzy Lite.

  1. Insira no aplicativo Ctb as informações da empresa, incluindo: inscrição municipal, capital social, CNAEs, CPF do(s) sócio(s), documentos do(s) sócio(s), cartão CNPJ, Contrato Social, Endereço (CEP) e alvará.
  2. Nas configurações, selecione o botão “Criar empresas na Focus” e complete o cadastro no sistema Focus;
  3. Marque a opção “Emite Notas Fiscais”.
  4. Emita o contrato, anexe ele na tarefa “Contrato assinado entre a R3 e o cliente” e crie um lembrete em Atividades para que a Diretora Técnica assine o contrato de prestação de serviço com o eCNPJ da R3 como “Contratada”. Após a assinatura, salve o contrato no Drive (R3 Soluções - R3 Izzy CTB) do cliente.
  5. Habilite o Onboarding para o cliente, que receberá um e-mail automático de boas-vindas e o contrato assinado pela R3izzy.
  6. Crie uma Nota Interna na tarefa de Habilitação do Onboarding no Projeto de troca de contabilidade do cliente para notificar o responsável financeiro de que o pagamento precisa ser verificado e informar o responsável do comercial para executar o item 6.7.
  7. Incluir a empresa no projeto Fechamento Contábil - Modelo.
  8. Incorpore a empresa na Questor, na Questor Zen e faça o agendamento da importação de notas fiscais na Questor.(Colocar link da documentação).

6.6.2 Incorporar a empresa no aplicativo R3izzy Pro

  1. Insira no Admin Pro os dados básicos necessários para emissão de notas fiscais, incluindo: inscrição municipal, CNAEs, cartão CNPJ, Contrato Social e alvará.
  2. Caso o cliente tenha adquirido o Lite também, crie o contrato de prestação de serviços contábeis. Você o enviará junto com o e-mail de boas-vindas (próximo item);
  3. Crie uma Nota Interna na tarefa de “E-mail de boas-vindas” no Projeto de troca de contabilidade do cliente para notificar o responsável financeiro de que o pagamento precisa ser verificado e informar o responsável do comercial para executar o item 6.7.
  4. Incluir a empresa no projeto Fechamento Contábil - Modelo.
  5. Incorpore a empresa na Questor, na Questor Zen e faça o agendamento da importação de notas fiscais na Questor.(Colocar link da documentação).

6.7 Finalização da Implantação

7. Prazos para tarefas

1. Demanda: Criar o projeto no Odoo no mesmo dia da solicitação.
2. Entre em contato com o contador anterior e defina o início da nossa competência da R3izzy, que será a base para calcular os prazos de cada tarefa:
2.1. Solicitação para o Antigo Contador: Realizar no dia do recebimento do e-mail de confirmação de cliente efetivado(CRM), enviado pelo Comercial

3. Termo de transferência: Emitir 15 dias antes do início da competência da R3izzy.
4. Envio das informações ao cliente: Realizar 15 dias antes do início da competência da R3izzy.
5. Incorporar a empresa no R3izzy Lite/Pro: Realizar 5 dias antes do início da competência da R3izzy.

8. Auditoria

modelo_auditoria_troca_de_contabilidade.xlsx

9. Treinamento

Treinamento