Tabela de conteúdos
Procedimento Padrão de Abertura de Empresa
Versão 1
1. Objetivo
- Descrever o processo para a abertura de empresa na R3izzy, garantindo a continuidade das operações financeiras e a conformidade com as normas.
2. Público-alvo
- Clientes da R3izzy: Empresas que buscam serviços de contabilidade e gestão fiscal.
3. Responsabilidades
- Equipe de Vendas: Responsável por captar novos clientes, iniciar o processo de abertura de empresas e garantir uma comunicação eficaz até a conclusão do processo
- Contador(a): Responsável pelo processo de abertura da empresa.
- Diretor(a) Técnico(a): Responsável pela validação e acompanhamento das etapas técnicas do processo.
4. Glossário
5. Materiais, recursos e referências
- Este processo é parte integrante do Procedimento Padrão do Processo de Vendas
5.1 Aplicativos e Plataformas de Gestão:
- Admin Pro e Admin Ctb: Acesso ao painel de administração para configuração de clientes no R3izzy Lite e R3izzy Pro.
- Odoo (aplicativos Contatos e Projeto): Plataforma para gerenciamento de projetos de troca de contabilidade e controle de atividades e contatos dos clientes.
- Dokuizzy: Repositório de documentos internos e normas.
- Drive (Google Workspace): Local para armazenamento seguro de documentos dos clientes, conforme a política de arquivos R3izzy Ctb.
- Focus: Sistema para cadastro e emissão de notas fiscais.
- e-CAC: Portal da Receita Federal para acesso ao eSocial e procurações eletrônicas.
- Questor: Sistema de controle fiscal e contábil para atividades mensais dos clientes.
5.2 Ferramentas de Comunicação:
- E-mail Corporativo (suporte@r3izzy.com.br): Para comunicação com clientes.
- Modelos de Mensagens: Textos prontos para comunicações com clientes armazenados no Drive.
5.3 Acessos e Senhas:
- Keepass: Sistema de gerenciamento de senhas onde são armazenados logins importantes, como:
- Certificado Digital dos clientes;
- Código de acesso do Simples Nacional;
- Logins e senhas para prefeituras municipais.
6. Procedimento
6.1 Fluxo do processo:
- Início da Abertura
- Incorporação na R3izzy
- Emissão de documentos
- Teste de Nota Fiscal
- Habilita Onboarding
- Pós-Venda
6.2 Início abertura:
- Responsabilidade: Contador(a);
- Input: Documentação enviada pelo cliente através do suporte.
- Ação: olhar a documentação enviada pelo cliente e os dados preenchidos no formulário.
- Output: Inicia o processo de abertura da empresa com 3 passos: Viabilidade, DBE e o Requerimento eletrônico. O passo a passo está aqui.
NOTA 1: A cada atividade do passo a passo concluída, é necessário concluí-las no projeto do cliente Odoo (checklist).
6.3 CNPJ
- Input: Assinatura do contrato social (requerimento) pelo cliente.
- Output: Documentos enviados para a junta comercial. Após aprovação, o CNPJ e contrato social protocolado são enviados para o responsável técnico. Ele encaminha para o contador(a) responsável pela abertura da empresa.
- Com o CNPJ emitido, o contador(a) envia um e-mail ao cliente onde ele deve anexar o CNPJ e contrato social da empresa.
Prezado(a) Cliente.
O primeiro passo foi concluído com sucesso! E o melhor: você já possui um número de CNPJ!
Mas… e agora? O que eu devo fazer?
1) Salvar o contrato social e o cartão CNPJ: Eles são os documentos principais da sua empresa, então você deve armazená-los. (em anexo)
2) Abra uma conta bancária para o seu CNPJ – Fique tranquilo e escolha um banco com o qual você sinta-se confortável. Caso você queira alguma sugestão, indicamos os bancos digitais.
3) Assinatura Digital do seu CNPJ – A segunda etapa para o CNPJ ficar pronto é a videoconferência para a realização da assinatura digital da sua empresa. Mas é muito fácil e prático: a equipe da Prática Certificadora entrará em contato com você via WhatsApp para agendar a melhor data e horário.
Cuidado! Após a abertura do CNPJ várias empresas entram em contato solicitando pagamento indevidos. Lembre-se: fique atento aos golpes. Confie apenas em e-mails, mensagens e notificações da R3Izzy.
6.4 e-CNPJ
- Para realizar essa etapa siga esses passos.
6.5 Procuração eCAC
- Para realizar a procuração siga os seguintes passos.
6.6 Termo de inclusão no CRC
- Input: CNPJ da empresa.
- Entrar no site do CRC
- Incluir CNPJ do cliente
- Salvar o Termo no Drive conforme esse arquivo.
6.7 Simples Nacional
- Para solicitar o Simples Nacional, siga os seguintes passos.
6.8 Nota Fiscal
- Solicitação AEDF
- Input: CRC pronto
- Clicar em “Sistema SefinNet Pessoa Jurídica”;
- Com o e-CNPJ da empresa, clique em “receber uma senha temporária”;
- O Responsável técnico receberá um e-mail com a senha;
- FIAC;
AEDF - Vai gerar uma guia (taxa de Nota Fiscal) → Anexar a guia na tarefa no Odoo e mandar mensagem para o financeiro.
- Cadastro na Focus
- Input: CRC pronto
- Nas configurações, selecione o botão “Criar empresas na Focus” e siga os seguintes passos.
- Teste da Nota Fiscal
- Siga os seguintes passos.
6.9 Processo de Incorporação na R3
Incluir na Questor e Questor Zen
- Incorpore a empresa na Questor, na Questor Zen e faça o agendamento da importação de notas fiscais na Questor
EFD-Reinf (Questor)
- Verifique se tem movimento.
Incluir no Projeto de Fechamento Contábil - Modelo
- Acesse o Odoo e procure pelo projeto de fechamento contábil e crie uma nova tarefa para a empresa.
No aplicativo Ctb ou Admin:
- Ctb:
- Clique no Menu > Empresas > Botão “Incorporar empresa existente” > Escreva o CNPJ
- Em seguida, complete os dados de Inscrição Municipal, AEDF (caso tenha), telefone, e-mail. CNAE, dados dos sócios.
- Faça upload do Cartão CNPJ e do Contrato Social.
- Ainda no perfil da empresa, clique no ícone de configurações
- Marque “emite notas fiscais”, “Concluído” e sistema de emissão = Produção;
- Por fim, efetive a empresa e assim ela pode emitir notas.
6.10 Alvarás
- Para a emissão de Alvarás, siga os seguintes passos.
- Salvar no Drive conforme esse arquivo.
6.11 Conselho de Classe
- Para a emissão de Conselho de Classe, siga os seguintes passos.
- Salvar no Drive conforme esse arquivo.
6.12 CNES
- Para realizar essa etapa é necessário ter os seguintes documentos:
- Cartão CNPJ
- CPF do profissional
- Conselho de Classe do Profissional
- Informação se atende ou não em consultório particular ou de terceiros
- Alvará Sanitário (ou protocolo)
- Alvará de Funcionamento
- Siga o passo a passo descrito aqui.
- Salvar no Drive conforme esse arquivo.
6.13 Finalização da Implantação
- Responsabilidade: Contabilidade, Comercial, TI e Financeiro
- Se o cliente comprou apenas a abertura:
- Quando a contabilidade finalizar todo o processo de abertura, o contador deve enviar uma nota interna no contato do cliente no Odoo para o financeiro, informando que pode seguir com a cobrança da 2ª parcela e das taxas.
- Se o cliente comprou abertura e contabilidade:
- Quando o cliente estiver apto para emitir nota, o contador deve enviar uma nota interna no contato do cliente no Odoo para o comercial, TI e financeiro, informando que:
- O responsável da TI pode instalar o aplicativo e enviar a documentação/vídeos sobre emissão da primeira NF;
- O vendedor deve seguir os passos do processo de venda.
- O financeiro pode iniciar a cobrança da 2ª parcela, das taxas.
- O contador deve agendar uma reunião com o cliente para esclarecer dúvidas sobre contabilidade.
7. Auditoria
8.Treinamento
Para concluir o treinamento deste procedimento, responda as perguntas deste formulário.