start:normas_e_procedimentos:abertura_de_empresa:start
                Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Procedimento Padrão de Abertura de Empresa
Versão 1
1. Objetivo
- Descrever o processo para a abertura de empresa na R3izzy, garantindo a continuidade das operações financeiras e a conformidade com as normas.
2. Público-alvo
- Clientes da R3izzy: Empresas que buscam serviços de contabilidade e gestão fiscal.
3. Responsabilidades
- Equipe de Vendas: Responsável por captar novos clientes, iniciar o processo de abertura de empresas e garantir uma comunicação eficaz até a conclusão do processo
- Contador(a): Responsável pelo processo de abertura da empresa.
- Diretor(a) Técnico(a): Responsável pela validação e acompanhamento das etapas técnicas do processo.
4. Glossário
5. Materiais, recursos e referências
5.1 Aplicativos e Plataformas de Gestão:
- Admin Pro e Admin Ctb: Acesso ao painel de administração para configuração de clientes no R3izzy Lite e R3izzy Pro.
- Odoo (aplicativos Contatos e Projeto): Plataforma para gerenciamento de projetos de troca de contabilidade e controle de atividades e contatos dos clientes.
- Dokuizzy: Repositório de documentos internos e normas.
- Drive (Google Workspace): Local para armazenamento seguro de documentos dos clientes, conforme a política de arquivos R3izzy Ctb.
- Focus: Sistema para cadastro e emissão de notas fiscais.
- e-CAC: Portal da Receita Federal para acesso ao eSocial e procurações eletrônicas.
- Questor: Sistema de controle fiscal e contábil para atividades mensais dos clientes.
5.2 Ferramentas de Comunicação:
- E-mail Corporativo (suporte@r3izzy.com.br): Para comunicação com clientes.
- Modelos de Mensagens: Textos prontos para comunicações com clientes armazenados no Drive.
5.3 Acessos e Senhas:
- Keepass: Sistema de gerenciamento de senhas onde são armazenados logins importantes, como:- Certificado Digital dos clientes;
- Código de acesso do Simples Nacional;
- Logins e senhas para prefeituras municipais.
 
6. Procedimento
6.1 Fluxo do processo:
- Confirmação de Venda
- Preparação para Abertura
- Início da Abertura
- Incorporação na R3izzy
- Emissão de documentos
- Teste de Nota Fiscal
- Habilita Onboarding
- Pós-Venda
6.2 Confirmação de Venda
- Responsabilidade: Comercial
- Input: Novo cliente contratado no serviço de abertura de empresa.
- Ação: Vendedor registra nota interna no contato do cliente no Odoo informando à contabilidade que o cliente pagou e que o processo pode ser iniciado.
- Output: Notificação para o contador(a) iniciar a etapa de Preparação para Abertura.
6.3 Preparação para Abertura
- Responsabilidade: Contador(a)
- Ação: Antes de iniciar a abertura formal, enviar e-mail (via suporte@r3izzy.com.br) de boas-vindas ao cliente solicitando a documentação necessária e criar o projeto de abertura de empresa no Odoo.
- Output: Recebimento completo da documentação.
6.4 Processo de abertura:
- Responsabilidade: Contador(a);
- Input: Documentação completa enviada pelo cliente.
- Output: Inicia o processo de abertura da empresa com 3 passos: Viabilidade, DBE e o Requerimento eletrônico. O passo a passo está aqui.
NOTA 1:  A cada atividade do passo a passo concluída, é necessário concluí-las no projeto do cliente Odoo (checklist).
6.3.1 CNPJ
- Input: Assinatura do contrato social (requerimento) pelo cliente.
- Output: Documentos enviados para a junta comercial. Após aprovação, o CNPJ e contrato social protocolado são enviados para o responsável técnico. Ele encaminha para o contador(a) responsável pela abertura da empresa.
- Com o CNPJ emitido, o contador(a) faz um check na tarefa no aplicativo CTB e com isso gera um e-mail onde ele deve anexar o CNPJ e contrato social da empresa.
6.3.2 e-CNPJ
- Para realizar essa etapa siga esses passos.
6.3.3 Termo de inclusão no CRC
- Input: CNPJ da empresa.
- Entrar no site do CRC
- Incluir CNPJ do cliente
- Salvar o Termo no Drive conforme esse arquivo.
6.3.4 Nota Fiscal
- Solicitação AEDF
- Input: CRC pronto
- Clicar em “Sistema SefinNet Pessoa Jurídica”;
 
- Com o e-CNPJ da empresa, clique em “receber uma senha temporária”;
 
- O Responsável técnico receberá um e-mail com a senha;
 
- FIAC;
 AEDF
- Vai gerar uma guia (taxa de Nota Fiscal) → Anexar a guia na tarefa no Odoo e mandar mensagem para o financeiro.
- Cadastro na Focus
- Input: CRC pronto
- Nas configurações, selecione o botão “Criar empresas na Focus” e siga os seguintes passos.
- Teste da Nota Fiscal
- Siga os seguintes passos.
- No aplicativo Ctb, colocar “emite notas fiscais”, “Concluído” e sistema de emissão = Produção;
- Por fim, efetive a empresa e assim ela pode emitir notas.
6.3.5 Processo de Incorporação na R3
- Procuração eCAC
- Para realizar a procuração siga os seguintes passos.
- Incluir na Questor e Questor Zen
- Incorpore a empresa na Questor, na Questor Zen e faça o agendamento da importação de notas fiscais na Questor
- EFD-Reinf
- Verifique se tem movimento.
- Incluir no Projeto de Fechamento Contábil - Modelo
- Acesse o Odoo e procure pelo projeto de fechamento contábil e crie uma nova tarefa para a empresa.
- Incluir no Pós venda
- Na tarefa do Odoo de Pós venda, mande uma mensagem ao comercial para marcar a reunião de Onboarding.
6.3.6 Simples Nacional
- Para solicitar o Simples Nacional, siga os seguintes passos.
6.3.7 Alvarás
- Para a emissão de Alvarás, siga os seguintes passos.
- Salvar no Drive conforme esse arquivo.
6.3.8 Conselho de Classe
- Para a emissão de Conselho de Classe, siga os seguintes passos.
- Salvar no Drive conforme esse arquivo.
6.3.9 CNES
- Para realizar essa etapa é necessário ter os seguintes documentos:
- Cartão CNPJ
- CPF do profissional
- Conselho de Classe do Profissional
- Informação se atende ou não em consultório particular ou de terceiros
- Alvará Sanitário (ou protocolo)
- Alvará de Funcionamento
- Siga o passo a passo descrito aqui.
- Salvar no Drive conforme esse arquivo.
6.4 Finalização da Implantação
- Responsabilidade: Comercial;
- Completar o cadastro do cliente no Odoo;
- Se o cliente comprou apenas a abertura:- Quando a contabilidade finalizar todo o processo de abertura, o contador deve enviar uma nota interna no contato do cliente no Odoo para o financeiro dizendo que pode seguir com a cobrança da 2° parcela e das taxas.
 
- Se o cliente comprou abertura e contabilidade:- Quando o cliente estiver apto para emitir nota, o contador deve enviar uma nota interna no contato do cliente no Odoo para o comercial e o financeiro dizendo que:- O responsável da TI pode instalar o aplicativo e enviar a documentação/vídeos sobre emissão da primeira NF
- O vendedor deve adicionar um lembrete no contato do cliente no Odoo uma data (depois de um mês) para follow-ups;
- O financeiro pode iniciar a cobrança da 2° parcela e das taxas e a mensalidade da contabilidade.
 
 
- Contador deve marcar uma reunião com o cliente para tirar dúvidas de contabilidade.
7. Auditoria
8.Treinamento
Para concluir o treinamento deste procedimento, responda as perguntas deste formulário.
start/normas_e_procedimentos/abertura_de_empresa/start.1755181987.txt.gz · Última modificação: 2025/08/14 14:33 por maria.pierre
                
                