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Procedimento Padrão de Gestão de Dicas Úteis

1. Objetivo

  • Descrever o processo para gestão das Dicas Úteis (DUs), que podem ser visualizadas pelos clientes nas interfaces dos Apps.

2. Público-alvo

  • Clientes do aplicativo R3izzy Pro, em todas as plataformas (iOS, Android, Web).

3. Responsabilidades

  • Diretor(a) Técnico(a) e ou Diretor Geral: Aprovar o planejamento de dicas úteis, bem como os respectivos textos a serem publicados;
  • Responsável pelo site do cliente: publicar, eventualmente, o conteúdo para referência dos aplicativos e futura;
  • Responsável pela Dica Útil: sugerir o plano de publicações, levar a discussão, consolidar e aprovar com Diretor Geral e/ou DT.

4. Glossário

  • Dica Útil (DU): Dicas Úteis são mensagens aos clientes da solução R3izzy Pro, publicadas em um espaço especialmente destinado a este fim, na HomePage do aplicativo.

Estas mensagens são periodicidade não definida e se caracterizam por agregar um valor relevante ao dia-a-dia ou à operação do cliente. Este procedimento fornece maiores detalhes sobre os conteúdos que devem e não devem ser publicados.

  • Plano de Publicação (PP): mensalmente, o responsável pela DU aprova, divulga e implementa um Plano de Publicação. O conteúdo do Plano é implementado na ferramenta R3izzy Pro Admin.

5. Materiais, recursos e referências

6. Procedimento de Planejamento e Publicação

1. Criar a sugestão de plano de publicação mensal (pode usar brainstorming com a equipe)
2. Apresentar o plano ao grupo e obter aprovação dos temas
3. Desenvolver o conteúdo a ser publicado
4. Aprovar o conteúdo
5. Publicar o conteúdo nos aplicativos
6. Acompanhar a reação do público ao conteúdo publicado (v. analytics e página da Dica Útil, no Pro Admin)

6.1 Criar a sugestão de plano de publicação mensal

  • Responsável: Responsável pela Dica Útil
  • Input: Brainstorming, E-mails com os temas, v. Itens passíveis de publicação no item 6. Normas de Publicação
  • Output: Plano de Publicação DU, contendo
    • Os temas que serão publicados
    • Periodicidade de publicação, datas e período de início e fim
    • Origem dos documentos publicados
    • Canais de publicação
    • Público-alvo

6.2 Apresentar o plano ao grupo e obter aprovação dos temas

  • Responsável: Responsável pela DU
  • Formato: Apresentar em uma reunião de ToDo ou enviar via E-mail, solicitando feedback em 24h
  • Input: Plano elaborado em 5.1
  • Output: Definição dos temas a serem publicados e anotações de correções e melhoria

6.3 Desenvolver o conteúdo a ser publicado

  • Responsável: Responsável pela DU
  • Input: output de 5.2, textos de chat gpt, referências bibliográficas etc
  • Output: Documento contendo o Plano de Publicação, acrescido dos textos finais para cada um dos temas

6.4 Aprovar o conteúdo

  • Responsável: Diretor Geral ou Diretor Técnico
  • Input: o Plano de Publicação criado em 5.3 deve ser enviado aos aprovadores por e-mail
  • Output: Plano de Publicação aprovado. O prazo para aprovação do Plano é de 2 dias úteis
  • Regras: O conteúdo deve ser aprovado até o último dia do mês corrente, para que seja publicado no mês subsequente.

6.5 Publicar o conteúdo nos aplicativos

  • Responsável: Responsável pela DU
  • Input: Plano de Publicação aprovado em 6.4
  • Output: conteúdo publicado conforme Plano de Publicação
  • Atividades e regras:
    • Pelo r3izzyPro Admin, acessar a Página de Dicas Úteis e inserir o Plano de Publicação
    • Eventualmente, revisar se há regras antigas a serem apagadas

6.6 Acompanhar a reação do público ao conteúdo publicado

  • Responsável: Responsável pela DU
  • Input: -
  • Output: Relatório de likes por tema
  • Atividades e regras:
    • O relatório de likes pode ser extraído diretamente da Página de Dicas Úteis, R3izzyPro Admin

Importância de acompanhar o relatório:
Analisar a reação do público permite identificar quais temas geram mais engajamento e interesse. Essa informação é fundamental para ajustar futuras publicações, melhorar a relevância do conteúdo e aumentar a satisfação dos usuários. Ou seja, a atividade não deve se restringir apenas a imprimir o relatório, mas também incluir uma análise crítica e atuar ativamente na melhoria contínua deste canal..

7. Acordos de Nível de Serviço

1. Apresentação da Proposta à equipe: até o dia 20 do mês corrente.
2. Submissão à aprovação: até o dia 25 do mês corrente.
3. Aprovação: 2 dias úteis.
4. Publicação: até o último dia do mês corrente.

8. Procedimento para Publicações Urgentes

Publicações urgentes acontecem quando temos a necessidade de publicar notícias de última hora, importantes para nossos clientes e que não foram previstas no planejamento mensal. Exemplos disso são: novas fraudes, notícias de utilidade pública (eventos climáticos etc).

Para estes casos, o procedimento é mais simples:
1. Criar o texto completo da publicação, seguindo o modelo no Formulário para o Plano de Publicação Mensal
2. Aprovar a publicação junto ao Diretor Técnico ou Diretor Geral
3. Publicar e acompanhar a reação do público, como no procedimento padrão (5)

9. Normas de Publicação

Itens passíveis de publicação e que devem ser observados no planejamento mensal

  • Datas especiais do calendário nacional
  • Conteúdo profissional
    • FAQ Impostos
    • FAQ CNPJ
  • Dicas do software
    • Configurações e atalhos
    • Equívocos comuns
    • Novas versões
    • Bugs e alertas
    • How-tos
    • FAQ
  • Utilidade pública
    • Fraudes (CNPJ, PF etc)
    • Alterações na legislação
    • Previsão do tempo (caráter extraordinário)
  • Comercial e Mkt
    • Programa de indicação
    • Merchandising (Logotipo, certificado…)
    • Programa de relacionamento
    • Dia do profissional / premiação …
  • Lazer e saúde
    • Onde ir
    • Dicas de saúde

Itens que não devem ser publicados

  • Piadas
  • Fofocas
  • Temas políticos
  • Discussões polêmicas ou discriminatórias

10. Auditoria

11. Treinamento e Verificação de Aprendizado

start/normas_e_procedimentos/dicas_uteis.txt · Última modificação: 2024/10/29 11:41 por maria.pierre