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Tabela de conteúdos
Procedimento Padrão de Gestão de Dicas Úteis
1. Objetivo
- Descrever o processo para gestão das Dicas Úteis (DUs), que podem ser visualizadas pelos clientes nas interfaces dos Apps.
2. Responsabilidades
- Diretor(a) Técnico(a) e ou Diretor Geral: Aprovar o planejamento de dicas úteis, bem como os respectivos textos a serem publicados;
- Responsável pelo site do cliente: publicar, eventualmente, o conteúdo para referência dos aplicativos e futura;
- Responsável pela Dica Útil: sugerir o plano de publicações, levar a discussão, consolidar e aprovar com Diretor Geral e/ou DT.
3. Glossário
- Dica Útil (DU): Dicas Úteis são mensagens aos clientes da solução R3izzy Pro, publicadas em um espaço especialmente destinado a este fim, na HomePage do aplicativo.
Estas mensagens são periodicidade não definida e se caracterizam por agregar um valor relevante ao dia-a-dia ou à operação do cliente. Este procedimento fornece maiores detalhes sobre os conteúdos que devem e não devem ser publicados.
- Plano de Publicação (PP): mensalmente, o responsável pela DU aprova, divulga e implementa um Plano de Publicação. O conteúdo do Plano é implementado na ferramenta R3izzy Pro Admin.
4. Materiais, recursos e referências
- Acesso ao sistema R3izzyPro Admin, para criar e gerir as DUs;
5. Procedimento de Planejamento e Publicação
1. Criar a sugestão de plano de publicação mensal (pode usar brainstorming com a equipe)
2. Apresentar o plano ao grupo e obter aprovação dos temas
3. Desenvolver o conteúdo a ser publicado
4. Aprovar o conteúdo
5. Publicar o conteúdo nos aplicativos
6. Acompanhar a reação do público ao conteúdo publicado (v. analytics e página da Dica Útil, no Pro Admin)
5.1 Criar a sugestão de plano de publicação mensal
- Responsável: Designado responsável pela Dica Útil
- Input: Brainstorming, E-mails com os temas, v. Itens passíveis de publicação no item 6. Normas de Publicação
- Output: Plano de Publicação DU, contendo
- Os temas que serão publicados
- Periodicidade de publicação, datas e período de início e fim
- Origem dos documentos publicados
- Canais de publicação
- Público-alvo
5.2 Apresentar o plano ao grupo e obter aprovação dos temas
- Responsável: Responsável pela DU
- Input: Plano elaborado em 5.1
- Output: Definição dos temas a serem publicados e anotações de correções e melhoria
5.3 Desenvolver o conteúdo a ser publicado
- Responsável: Responsável pela DU
- Input: output de 5.2, textos de chat gpt, referências bibliográficas etc
- Output: Documento contendo o Plano de Publicação, acrescido dos textos finais para cada um dos temas (v. Formulário para o Plano de Publicação Mensal)
5.4 Aprovar o conteúdo
- Responsável: Diretor Geral ou Diretor Técnico
- Input: o Plano de Publicação criado em 5.3 deve ser enviado aos aprovadores por e-mail
- Output: Plano de Publicação aprovado. O prazo para aprovação do Plano é de 2 dias úteis
- Regras: O conteúdo deve ser aprovado até o último dia do mês corrente, para que seja publicado no mês subsequente.
5.5 Publicar o conteúdo nos aplicativos
- Responsável: Responsável pela DU
- Input: Plano de Publicação aprovado em 5.4
- Output: conteúdo publicado conforme Plano de Publicação
- Atividades e regras:
- Pelo r3izzyPro Admin, acessar a Página de Dicas Úteis e inserir o Plano de Publicação
- Eventualmente, revisar se há regras antigas a serem apagadas
5.6 Acompanhar a reação do público ao conteúdo publicado
- Responsável: Responsável pela DU
- Input: -
- Output: Relatório de likes por tema
- Atividades e regras:
- O relatório de likes pode ser extraído diretamente da Página de Dicas Úteis, R3izzyPro Admin
Importância de acompanhar o relatório:
Analisar a reação do público permite identificar quais temas geram mais engajamento e interesse. Essa informação é fundamental para ajustar futuras publicações, melhorar a relevância do conteúdo e aumentar a satisfação dos usuários. Ou seja, a atividade não deve se restringir apenas a imprimir o relatório, mas também incluir uma análise crítica e atuar ativamente na melhoria contínua deste canal..
6. Procedimento para Publicações Urgentes
Publicações urgentes acontecem quando temos a necessidade de publicar notícias de última hora, importantes para nossos clientes e que não foram previstas no planejamento mensal. Exemplos disso são: novas fraudes, notícias de utilidade pública (eventos climáticos etc).
Para estes casos, o procedimento é mais simples:
1. Criar o texto completo da publicação, seguindo o modelo no Formulário para o Plano de Publicação Mensal
2. Aprovar a publicação junto ao Diretor Técnico ou Diretor Geral
3. Publicar e acompanhar a reação do público, como no procedimento padrão (5)
7. Normas de Publicação
Itens passíveis de publicação e que devem ser observados no planejamento mensal
- Datas especiais do calendário nacional
- Conteúdo profissional
- FAQ Impostos
- FAQ CNPJ
- Dicas do software
- Configurações e atalhos
- Equívocos comuns
- Novas versões
- Bugs e alertas
- How-tos
- FAQ
- Utilidade pública
- Fraudes (CNPJ, PF etc)
- Alterações na legislação
- Previsão do tempo (caráter extraordinário)
- Comercial e Mkt
- Programa de indicação
- Merchandising (Logotipo, certificado…)
- Programa de relacionamento
- Dia do profissional / premiação …
- Lazer e saúde
- Onde ir
- Dicas de saúde
Itens que não devem ser publicados
- Piadas
- Fofocas
- Temas políticos
- Discussões polêmicas ou discriminatórias
8. Auditoria
- Checklist:
- Verificar se o Plano de Publicação seguiu o processo acima e foi criado respeitando os prazos de aprovação e conclusão