Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


start:normas_e_procedimentos:rescisao_r3:start

Essa é uma revisão anterior do documento!


Procedimento Padrão de Desligamento de Usuários do Aplicativo

Versão 2

Objetivo

Este procedimento define as etapas para garantir a rescisão completa e organizada de um usuário do aplicativo, abordando notificações, finanças, contabilidade e aspectos técnicos.

Procedimento

Desligamento do Usuário do Aplicativo Pro

O responsável deve enviar um e-mail para as demais áreas(contabilidade, ti, financeiro, comercial) avisando o desligamento do cliente. O email deve seguir o modelo:

1. Comercial

  • Informar o cliente sobre o cancelamento da assinatura, usar este modelo.
  • Caso exista contrato, seguir com a rescisão formal conforme os termos estabelecidos.

2. Financeiro

  • Cancelar a cobrança recorrente no Stripe ou Pix.
  • Atualizar os sistemas financeiros internos para remover o cliente.

3. Contabilidade

  • Verificar e, se necessário, excluir o certificado digital associado ao cliente.
  • Remover o cadastro do cliente na plataforma FocusNFe (caso aplicável).
  • Remover o cadastro do cliente na plataforma Questor (caso aplicável).
  • Alterar o status do cliente no aplicativo Pro Admin para “Inativo”.

4. Desenvolvimento

  • Backup de Dados:
    • O cliente pode realizar o backup diretamente, caso tenha acesso e esteja apto a fazê-lo.
      • Perfil → Configurações → Administração → Backup → Guardar no Drive (Pasta Clientes → Pasta 'Nome do cliente')
    • Adicionalmente, o desenvolvedor(a) realizará um backup seguindo este procedimento, a fim de garantir que os dados estão devidamente armazenados.

Atenção: lembre-se de apagar os arquivos de backup deste usuário baixados em sua máquina. São dados sensíveis e não devem ser armazenados localmente.

  • Banco de Dados: Desabilitar o acesso do usuário no Firestore.
    • Autenticação → Acha o e-mail do usuário → clique nos 3 pontos e desativar conta.
  • Plataformas Externas:
    • Desabilitar o cliente na Apple App Store ou Google Play Store.
      • Google Play Store:
        • Entrar no site Google play → Entrar no projeto → Clicar em test and release → testing → Closed testing → Manager track → testers → Verifica todos os grupo e remove o e-mail do usuário → salvar
        • Entrar no projeto → Clicar em Testflight → Testers → Todos → Selecionar o testador → Apagar

Desligamento do Usuário do Aplicativo Lite

O responsável deve enviar um e-mail para as demais áreas(contabilidade, ti, financeiro, comercial) avisando o desligamento do cliente. O email deve seguir o modelo:

1. Comercial

  • Informar o cliente sobre o cancelamento da assinatura, usar este modelo.
  • Caso exista contrato, seguir com a rescisão formal conforme os termos estabelecidos.

2. Financeiro

  • Cancelar a cobrança recorrente no Stripe ou Pix.
  • Atualizar os sistemas financeiros internos para remover o cliente.

3. Contabilidade

  • Verificar e, se necessário, excluir o certificado digital associado ao cliente.
  • Remover o cadastro do cliente na plataforma FocusNFe (caso aplicável).
  • Remover o cadastro do cliente na plataforma Questor (caso aplicável).
  • Alterar o status do cliente no aplicativo Pro Admin para “Inativo”.

4. Desenvolvimento

  • Banco de Dados: Desabilitar o acesso do usuário no Firestore.
  • Autenticação → Acha o e-mail do usuário → clique nos 3 pontos e desativar conta.
  • Plataformas Externas:
    • Desabilitar o cliente na Apple App Store ou Google Play Store.
      • Google Play Store:
        • Entrar no site Google play → Entrar no projeto → Clicar em test and release → testing → Closed testing → Manager track → testers → Verifica todos os grupo e remove o e-mail do usuário → salvar
        • Entrar no projeto → Clicar em Testflight → Testers → Todos → Selecionar o testador → Apagar
start/normas_e_procedimentos/rescisao_r3/start.1754062995.txt.gz · Última modificação: 2025/08/01 15:43 por root