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Tabela de conteúdos
Procedimento Padrão de Desligamento de Usuários do Aplicativo
Versão 2
Objetivo
Este procedimento define as etapas para garantir a rescisão completa e organizada de um usuário do aplicativo, abordando notificações, finanças, contabilidade e aspectos técnicos.
Procedimento
Desligamento do Usuário do Aplicativo Pro ou Pro + Contabilidade
- Sempre que um cliente solicitar o cancelamento, o responsável (comercial ou atendimento) deve enviar o e-mail abaixo para os setores contabilidade, financeiro, TI e comercial:
Assunto: Cancelamento de Cliente - [Nome do Cliente]
Olá,
O cliente [Nome do Cliente] solicitou o cancelamento de sua assinatura.
Tipo de Plano: [Pro / Pro + Contabilidade]
Último mês de permanência informado pelo cliente: [Ex: Julho/2025]
Pedimos à contabilidade que informe até qual competência será responsabilidade da R3izzy. (Caso tenha contabilidade)
Solicitamos que as demais áreas sigam com os procedimentos de desligamento.
Atenciosamente,
<Seu nome>
Equipe R3izzy
- Além disso, o responsável deve criar o projeto de desligamento do cliente no Odoo. Para isso, basta duplicar o projeto modelo de rescisão.
1. Comercial
- Informar o cliente sobre o cancelamento da assinatura, usar este modelo.
- Caso exista contrato, seguir com a rescisão formal conforme os termos estabelecidos.
2. Financeiro
- Cancelar a cobrança recorrente no Stripe ou Pix.
- Atualizar os sistemas financeiros internos para remover o cliente.
3. Contabilidade
- Alterar o status do cliente no aplicativo Pro Admin para “Inativo”.
- Verificar e excluir o certificado digital associado ao cliente. (caso aplicável).
- Remover o cadastro do cliente na plataforma FocusNFe (caso aplicável).
- Remover o cadastro do cliente na plataforma Questor (caso aplicável).
4. Desenvolvimento
- Backup de Dados:
- O cliente pode realizar o backup diretamente, caso tenha acesso e esteja apto a fazê-lo.
- Perfil → Configurações → Administração → Backup → Guardar no Drive (Pasta Clientes → Pasta 'Nome do cliente')
- Adicionalmente, o desenvolvedor(a) realizará um backup seguindo este procedimento, a fim de garantir que os dados estão devidamente armazenados.
Atenção: lembre-se de apagar os arquivos de backup deste usuário baixados em sua máquina. São dados sensíveis e não devem ser armazenados localmente.
- Banco de Dados: Desabilitar o acesso do usuário no Firestore.
- Autenticação → Acha o e-mail do usuário → clique nos 3 pontos e desativar conta.
- Plataformas Externas:
- Desabilitar o cliente na Apple App Store ou Google Play Store.
- Google Play Store:
- Entrar no site Google play → Entrar no projeto → Clicar em test and release → testing → Closed testing → Manager track → testers → Verifica todos os grupo e remove o e-mail do usuário → salvar
-
- Entrar no projeto → Clicar em Testflight → Testers → Todos → Selecionar o testador → Apagar
Desligamento do Usuário do Aplicativo Lite
- Sempre que um cliente solicitar o cancelamento, o responsável (comercial ou atendimento) deve enviar o e-mail abaixo para os setores contabilidade, financeiro, TI e comercial:
Assunto: Cancelamento de Cliente - [Nome do Cliente]
Olá,
O cliente [Nome do Cliente] solicitou o cancelamento de sua assinatura.
Tipo de Plano: [Lite]
Último mês de permanência informado pelo cliente: [Ex: Julho/2025]
Pedimos à contabilidade que informe até qual competência será responsabilidade da R3izzy.
Solicitamos que as demais áreas sigam com os procedimentos de desligamento.
Atenciosamente, <Seu nome> Equipe R3izzy
- Além disso, o responsável deve criar o projeto de desligamento do cliente no Odoo. Para isso, basta duplicar o projeto modelo de rescisão.
1. Comercial
- Informar o cliente sobre o cancelamento da assinatura, usar este modelo.
- Caso exista contrato, seguir com a rescisão formal conforme os termos estabelecidos.
2. Financeiro
- Cancelar a cobrança recorrente no Stripe ou Pix.
- Atualizar os sistemas financeiros internos para remover o cliente.
3. Contabilidade
- Verificar e, se necessário, excluir o certificado digital associado ao cliente.
- Remover o cadastro do cliente na plataforma FocusNFe (caso aplicável).
- Remover o cadastro do cliente na plataforma Questor (caso aplicável).
4. Desenvolvimento
- Banco de Dados: Desabilitar o acesso do usuário no Firestore.
- Autenticação → Acha o e-mail do usuário → clique nos 3 pontos e desativar conta.
- Plataformas Externas:
- Desabilitar o cliente na Apple App Store ou Google Play Store.
- Google Play Store:
- Entrar no site Google play → Entrar no projeto → Clicar em test and release → testing → Closed testing → Manager track → testers → Verifica todos os grupo e remove o e-mail do usuário → salvar
-
- Entrar no projeto → Clicar em Testflight → Testers → Todos → Selecionar o testador → Apagar